terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tudo sobre Periquitos

    
 
    











                                 

Cruzamento correto

Um cruzamento correto pode galar até 10 ovos ,mais isso não é dizer que ele CRUZOU uma vez certo que vai vir filhotes não,quanto mais cruzarem melhor pode galar o ovo .......Um video para vocês verem como é um cruzamento correto

http://www.youtube.com/watch?v=jlbCeo_Ipt0

Esse video foi criado por :Byanca Dieguez

O que é Ino ?

Oque é Ino ? Ino é um factor responsável pelos Albino , Lutino e Cremino.
Esse factor você pode distinguir pela : cor ,olhos e patas .
Os olhos dos Inos são Vermelhos
E na pata é estremamente rosa




Ideias Economicas

Se você está achando que seu Periquitos estão jogando comida fora e estão fazendo muita sujeira seus problemas acabaram !!!! Porque agora irei mostra-los a você os objetos contra essas coisa !!!!












Alimentaçao

Sementes

As principais são:

1) Alpiste.
2) Painço (quatro tipos: amarelo, verde, preto, vermelho).
3) Aveia.
4) Níger.

As sementes são o principal alimento dos periquitos, e exatamente por isso faço questão de sementes de excelente qualidade e boa procedência. Minha fórmula é 75% de alpiste + 25% de 4 tipos de painço e níger. Uso as sementes da Zootekna, (veja link embaixo do menu), o que me garante sementes limpas e de boa qualidade. A aveia pode ser usada em épocas especiais, como casal criando, e também para filhotes ganharem peso. Não aconselho deixar a disposição o tempo inteiro, porque de forma geral engorda os pássaros. É interessante servir numa tigela à parte, porque se misturada as sementes, fica difícil separar depois as cascas das sementes.


Verduras

Excelente alimento, fornece vitaminas e minerais. Devemos priorizar as que têm folhas mais escuras como espinafre, chicória e almeirão, e evitar as de folhas claras como alface, pois contém muita água e poucos nutrientes. Eu forneço para meus pássaros 2 a 3 vezes por semana.


Frutas

Como no caso das verduras, as frutas são ótimo alimento, fornecendo muitas vitaminas e minerais. Sem dúvida, a mais usada é a banana, excelente fonte de iodo, e auxílio para os filhotes ganharem peso rapidamente. Outras frutas como maça ou laranja também podem ser dadas. Atenção, não dê aos pássaros em nehuma hipótese o abacate, pois ele contém substâncias nocivas aos pássaros, e se ingerido é fatal.

Farinhadas

Assim como as sementes, forneço a farinhada o tempo todo a todos meus pássaros, independente se estão criando ou não. Como disponho de pouco tempo, optei por fornecer uma farinhada já pronta, ao invés de prepará-la, (o que também é possível), e depois de alguma pesquisa sobre farinhadas, escolhi a farinhada Farimix Criador S.P. 27 para Psitacídeos da Zootekna com 27% de proteínas pela qualidade, palatabilidade e custo/benefício. Para os filhotes ainda no ninho e em fase de desmame, eu dou a papinha para filhotes Vital Bird Filhote, também da Zootekna, através de seringa com bico próprio para essa finalidade.

Milho

O milho verde é sem dúvida o alimento preferido dos periquitos. O milho é excelente hidratante e dá ganho de peso aos filhotes. Deve ser servido sem casca e bem lavado, e não deve ser servido cozido ou salgado. Também deve-se tomar cuidado para não servir milho com agrotóxicos. A espiga ideal, é aquela que não é amarelo/escura e dura, e nem branca/mole, a ideal, é aquela que está quase explodindo e brilhante. Eu sirvo aos meus pássaros de 2 a 3 vezes por semana, e particularmente me divirto vendo-os comer e se lambuzarem. Também gosto de ver os casais que estão criando alimentarem os filhotes depois de comerem milho, pois os filhotes ficam com os papos super cheios do suco do milho que os pais deram.


Água

Deve estar sempre a disposição. Pode ser oferecida água tratada comum, pois o nível de cloro presente na água de consumo humano não representa problemas para os periquitos, no entanto, a qualidade da água da rede, varia de local para local. Outra opção é servir água filtrada ou fervida. A água pode ser servida tanto nos bebedouros tradicionais, como também em pequenas tigelas de porcelana. A vantagem dos bebedouros, é que os pássaros não defecam dentro, e a desvantagem, é que os filhotes recém saídos do ninho, não alcançam esse bebedouro. Existe também, o sistema automático de água, que consiste basicamente de um dispositivo que solta água bastando um toque, ligado por uma mangueira numa caixa d'água. Evitando assim, que os pássaros bebam água suja.


Grit

Grit ou areia, é um item muitas vezes esquecido na dieta dos periquitos. Facilmente encontrado nas casas de aves, e geralmente com preço acessível, o grit compreende além de grãos de areia selecionados, farinha de ostra, carvão vegetal, etc. Como essas aves não têm dentes, eles precisam ingerir grãos de areia, os quais ficam depositados na moela, e quando o pássaro ingere novas sementes, o pássaro movimenta a moela, usando esses grãos para moer as sementes. Deve-se deixar sempre à disposição.

Farinhada caseira

FARINHADA 1

Receita da uma farinhada de ovo caseiraA quantidade dos ingredientes depende do número de psitacideos a serem alimentadas. Calcule de 2 a 3 colheres de café cheias de farinhada para cada ave. A seguinte receita é a menor quantidade que dá para se fazer de uma farinhada e deve-se descartar eventual sobra : 1 ovo pequeno cozido por aproximadamente 10 minutos (após a fervura), e espremido no espremedor de batatas. Acrescente ao ovo 1 colher de sobremesa de mucilon, 1 outra de neston, 2 de fubá tipo MILHARINA, KIMILHO (fubá de milho em flocos), 1 pitada de sal. Pode ser acrescida a essa mistura, cenoura e/ou couve raladas. Em épocas de reprodução e muda de penas, ponha 1 pitada do pó de Aminomix (você pode adquirir em Pet Shop). Sirva a farinhada ainda morna, e retire-a caso tenha sobras, no mesmo período do dia, devido ao ovo.

FARINHADA 2

Fácil, apenas frite um ovo sem óleo mexendo sempre para ficar igual a uma farofa, depois acrescente quirela de milho ou farinha de milho (duas colheres de sopa para cada ovo), misture e pronto, se quiser acrescente níger,golza ou ainda um suplemento mineral ou vitamínico em pó.

FARINHADA 3

Outra farinhada: para cada ovo cozido amassado + 1 colher de sopa de proteína de soja texturizada + 1 colher de sopa bem cheia de farinha de milho média + 1 colher de sopa bem cheia de milheto. Dar 1 vez por semana.Pode-se eventualmente acrescentar uma pitada de levedura de cerveja (rica em complexo B). Experimentar colocar Mucilon junto com o ovo cozido. Espremer uma cenoura cozida junto com o ovo.

FARINHADA 4

Farinha de rosca 20%, Neston (Floco de cereais ­ trigo, cevada e aveia)- 60%, Farinha Láctea ­ 20%. Para cada quilo de farinhada pronta acrescentar 45 gramas de pré-mix (aminoácidos essenciais) encontrado em lojas de animais e 45 gramas de fosfato bi-cálcico.Para cada quatro colheres (sopa) das farinhas acrescentar um ovo cozido triturado.

Autoria:Byanca Dieguez

Papas caseira

De Frutas:
Escolha sempre 2 frutas ex:
Maçã(sem semente) e Banana

De legumes:
Escolha sempre 2 legumes ex:
Beterraba e Cenoura

De Folhas:
Escolha sempre 2 folhagens ex:
Escarola e Espinafre

De Pão:
Pão com leite ou água
(esta não é necessário acrescentar
a água para não ficar grossa)

Em qualquer uma das papas: MODO DE PREPARO

Coloque no liquidificador ou passe
No processador até ficar com
Uma textura de purê
Acrescente 2 colheres de Neston
Ou Mucylon e coloque água a gosto
Até ver que a papa não esta grossa
E esta fácil de aplicar ao filhote com a seringa
você também pode acrescentar sementes
para poder bater ou processar junto
mas elas tem que estar descascadas.

Autoria: Byanca Dieguez

Sexo / Idade



O sexo dos periquitos é determinado pela cor da cera do nariz, ou seja, a parte que se destaca da parte superior do bico onde estão localizadas as narinas. As fêmeas adultas apresentam geralmente esta cera de cor castanha, ao passo que os machos têm a cera de cor azulada. (Em certos casos, nomeadamente no grupo dos multicor recessivos e nas espécies lutino e albino, a cera dos machos mantém uma cor púrpura-rosada, fazem a ave parecer eternamente jovem.)
Normalmente não é fácil determinar o sexo dos periquitos jovens porque esta diferenciação é menos notória nas aves mais novas. Será bastante útil se existirem outros exemplares de tenra idade que nos permitam fazer comparações. No entanto, os machos jovens possuem a cera mais proeminente, quase sempre de cor mais escura e com um tom de púrpura mais acentuado do que as fêmeas. À medida que os animais forem crescendo, a diferença de cor da cera vai-se tornando mais notória.
De uma forma geral tem-se admitido que os machos são melhores aves de estimação e são mais faladores do que as fêmeas. Contudo, as fêmeas também se podem revelar excelentes imitadoras e apresentar uma personalidade muito agradável (eu tenho uma fêmea albina domesticada que é bastante dócil). Aparentemente não existe qualquer diferença entre espécies de cores diferentes no que se refere à capacidade de aprender a falar, embora os periquitos do grupo multicor dominante sejam em regra menos nervosos do que os do grupo multicor recessivo e, por esta razão, podem ser mais facilmente ensinados.





 
                                                                                                                        
   

sábado, 29 de janeiro de 2011

Maneiras de economizar

Essas são algumas maneiras de fazer com que o  seu periquito jogue menos comida fora!

[CAC0014.jpg]

[comedouro3.jpg]




Viveiros!

A criação em viveiros é boa pelo fator deles estarem em grandes grupos, deles poderem escolher com quem terão os filhotes deles terem espaço para voar, mas também tem o lado ruim que é as brigas, você não poder escolher as cores dos filhotes. Lembrando que quanto mais espaço melhor! É bom lembrar que a comida dos periquitos não deve estar embaixo dos poleiros pois o coco dos pássaros poderão causar doenças.














sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fotos!!
















Dois tipos o Australiano e o Inglês!

Existem dois tipos de periquitos os australianos ou normais e os ingleses (usados nas exposições) que foram mudados geneticamente para serem maiores e para terem mais cores, sempre lembrando que os dois são de origem australiana mas o com o nome inglês foi mudado na inglaterra. É possível acasalar as duas espécies nascendo um periquito grande e bonito mas que não podem participar de exposições.

    Periquito Inglês

  Periquito australiano ou normal

220px-Budgie001[1] Mistura de inglês com Australiano alguns criadores chamam de periquito três quartos

Videos

Esses dois periquitos eram meus mas infelizmente o amarelo morreu e a branca fugiu.

Ninhos

O ninho do periquito é de madeira e normalmente tem dois ambientes, você pode encontra lo em pet shops, eles não são caros, é muito importante lembrar que não é recomendado ninhos muito pequenos pois os filhotes podem sofrer por falta de espaço.
Quando tem mais de um casal é sempre importante ter um numero maior de ninhos do que de casais para evitar brigas entre as fêmeas.



Acasalamento

É recomendado sempre acasalar um periquito claro com um escuro. Sempre acasale os verdes com um azul pois os verdes sao dominantes,acasalando um verde com um verde os filhotes sempre vão nascer verde, ja se voce acasalar um verde com um azul os filhotes nasceram verde mas os filhotes dos filhotes poderão nascer de todas as cores. O ideal é acasalar um periquito após 1 ano de idade e depois dos 4 anos não é recomendado. Um acasalamento ideal pode gerar ate dez ovos mas em media nasce de 3 a 6 ovos, os filhotes nascem de 18 a 21 dias após serem botados





Alimentação

Os periquitos-australianos alimentam-se quase exclusivamente de sementes de gramíneas, quando em estado natural. Em cativeiro, a dieta é complementada com verduras, frutas, farinhadas e outros complementos alimentares. Verduras: chicória molhada, espinafre; frutas: banana, laranja. Recomenda-se não dar em hipótese alguma abacate e semente de maçã e alface, pois contém substâncias nocivas para a saúde dos periquitos-australianos.



A ração dos periquitos é composta de :


300 gr de alpiste
500 gr de painço comum
100 gr de painço verde
100 gr de niger
50 gr de aveia e se estiverem alimentando filhotes aumente para 100.


A água deve ser trocada todos os dias para evitar doenças, a comida não deve estar embaixo dos poleiros pois o coco dos pássaros causam doenças, e para economizar comida você pode soprar as cascas das sementes ao invés de dar outros fins a ela.

Na Natureza

Na Natureza, o periquito-australiano ocorre nas zonas interiores da Austrália, habitando em zonas áridas. A plumagem natural da espécie é em tons de verde. As penas das costas e zona superior das asas são pretas, bordejadas a amarelo. A zona da face é amarela. O macho tem a carúncula (saliência acima do bico) azul, enquanto que a da fêmea é em tom castanho. Em cativeiro, foram desenvolvidas outras colorações artificiais, sendo as mais conhecidas em tons de azul, ou totalmente brancas. Os periquitos-australianos selvagens são menores que os criados em cativeiro, tanto os selvagens quanto os em cativeiro vivem em media 10 anos.







quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Meus periquitos!


 


A idade nos periquitos



Um periquito joven:




Um Periquito adulto:

                      As listras da cabeça sairão o nariz fica um azul forte e o olha fica com o branco ao redor
   


Mais fotos!



Macho ou Femea!

Embora seja um periquito albino(branco) que é mais dificil de indentificar o sexo da para ver muito bem que é uma femea pois a cera em cima do bico dela (/o nariz) é marrom podendo variar para branco.
Este é um macho pelo fato de ter o nariz azul

Apreciem algumas fotos de periquitos





Conhecendo seu Periquito




Os Periquitos gostam de viver em grades grupos, podendo viver com outros tipos de aves como calopsitas agapornes entre outros.
São aves muito alegres e barulhentas, gostam de brincar e sao facil de cuidar, algumas podem ate ser amansadas e com um pouco de esforço aprender a falar.
1 comentários


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário